Como fazer mais com menos?

 

A Full Engenharia tem se empenhado dia a dia para oferecer soluções com rendimento excelente à seus clientes. O desafio da engenharia é sempre otimizar, “fazer mais com menos, é uma das frases recorrentes no contexto da engenharia bem feita”, diz Pedro, coordenador de engenharia da Full em uma entrevista sobre um case de sucesso sobre redução de custos.

Tempo, pressão e know how, foram pontos destacados por Pedro que podem influenciar na hora de prestar serviços em engenharia. Os clientes às vezes pedem que os projetos sejam entregues em um tempo curto, o que impede o bom estudo do trabalho. Mas é nosso dever indicar ao cliente que muitas vezes precisamos de mais tempo para oferecermos uma engenharia otimizada e soluções eficazes. No case citado, Reengenharia dos Silos, a Full foi solicitada para reduzir o peso da estrutura metálica dos silos de clínquer e homogeneização. Nosso cliente já havia feito o projeto com outra empresa, porém, levantaram a hipótese de que o projeto poderia ser otimizado. Aqui, o tempo foi essencial para que nosso calculista identificasse que a taxa de utilização dos perfis modelados estava muito baixa.

A pressão nunca deixará de existir e é um desafio para engenheiros saberem lidar com ela, para que não os impeçam de fazer um ótimo trabalho. Já o know how, acentuado por Pedro, é uma “obrigação” do prestador do serviço. Atualmente muitas empresas de engenharia oferecem serviços sem inovação ou sem explorar as possibilidades. Todo engenheiro deve buscar sempre pelo mais e pelo melhor e ter consciência de seu conhecimento e formação em engenharia, afinal já existe muito do mesmo, precisamos mais do novo.

No link abaixo você pode conferir mais sobre o projeto de Reengenharia dos Silos. Veja valores da redução da estrutura e os objetivos alcançados.

CASE: Reengenharia dos Silos